domingo, 29 de janeiro de 2017

SESSÃO ARROJADA DO BABY S
By Magali Tarouca

Hello hello Mummys!

Prometi que vos mostrava algumas fotos da sessão do meu Salva quando tinha 15 dias, recém-nascido practicamente.
Tenho imensa pena de não haver este tipo de sessões em Portugal há 10 anos, na altura da Nô, ou se havia eu não conhecia ninguém que as fizesse. 

Acho que todos nós, tendo filhos ou não, deliramos com as fotos da mítica e talentosa fotógrafa australiana Anne Geddes, não há ninguém que não se derreta com aquelas fotos fofas de bebés em cenários maravilhosos e deliciosos, cheios de côr e magia mas, ao mesmo, tão simples, tão ternurentos. Desde sempre que sou fã desta senhora mas confesso que quando a Nô nasceu, em 2006, nem pesquisei para saber se cá em Portugal também se faziam sessões assim, se calhar já se faziam mas é daquelas coisas que passam na altura e depois já não fazem sentido. Agora parece que está na moda e existem centenas de fotógrafos especializados neste tipo de fotos de bebés.

Vou tentar não me alongar muito que tenho a mania de escrever bué, começo a escrever e não páro, não tenho travão. Depois os posts acabam por ficar uns testamentos do camandro e vocês não têm paciência para "me" ler. Avancemos!

Vou contar-vos uma cena sobre mim: sou muito mas muito supersticiosa. Não passo por baixo de escadas, se um gato preto se atravessa à minha frente à noite fico em pânico e acho logo que me vai acontecer alguma cena a mim ou aos meus, entro sempre com o pé direito nos aviões, rezo antes de levantar voo (podem gozar à vontade que quando era pequena também eu gozava com a minha Mãe), detesto o número 13 e o sacana está sempre a aparecer-me (é esse e o 69, vá-se lá perceber!), enfim, acho que já perceberam. Portanto, quando engravidei pensei logo em fazer uma sessão quando o Baby nascesse mas o meu nível de superstição é tão elevado e tão demente que preferi que ele nascesse bem de saúde e perfeitinho, que eu também sobrevivesse ao parto (vejam só o nível de demência) para depois então fazer as fotos. Por esta altura já tinha conhecimento de que uma amiga minha se tinha dedicado a este negócio e sabia que queria fazer com ela.

O Baby S nasce, tivemos ali uns percalços logo nos primeiros dias mas tudo se compôs, e quando saímos da maternidade contactei a Filipa Azevedo Gonçalves (My Fairytale Fotografia e Vídeo), a minha amiga de há muitos anos, para marcar a sessão. Instala-se o pânico! A Filipa (felizmente) estava atolada de trabalho e não conseguia vir a Lisboa (mora no norte do País) e arranjava-me uma vaga lá no meio das marcações mas nós teríamos de ir lá acima, a Viseu. Damn! Desta vez a cesariana custou-me imenso e a recuperação foi lenta e dolorosa e não me sentia em condições de viajar 4 horas de carro com um bebé de 1 ou 2 semanas. Chiça! E agora????? (Pensei eu.) Pedi à Filipa para me recomendar duas ou três outras fotógrafas de confiança para eu contactá-las. Enviei mensagem privada de facebook: duas nem sequer me responderam e a única que respondeu disse logo que não tinha interesse em fazer parcerias. Mas que raio?? Eu não pedi nada. Enerva-me esta atitude de se achar que as pessoas conhecidas (detesto que me digam que sou figura pública, famosa ou VIP, fido doida! Sou um pouco conhecida pelo meu trabalho, isso aceito) só querem borlas. Óbvio que disse que tinha sido a Filipa a recomendar aquela pessoa em particular mas nunca pedi uma borla, tenho muito respeito pelo trabalho de cada um e também não gosto que me peçam borlas a mim, aliás isso deixa-me doida. Não vivemos do ar e todos temos contas para pagar e filhos para criar e mais não sei o quê. 

Ora, caguei de alto para as ditas senhoras fotógrafas e pedi ajuda aos meus seguidores de facebook, pedi que me sugerissem bons fotógafos de bebés mas daquele tipo de fotos à lá Anne Geddes, não queria fotos normais, para isso tirava eu. Bolas! No que me fui meter. Choveram comentários e mensagens no face, isto tudo numa corrida contra o tempo porque toda a gente me dizia que teria de fazer a sessão no máximo até às duas semanas de vida do Baby porque depois já começam a passar mais tempo acordados e tal e ele já tinha 1 semana quando me lembrei da sessão. Mais: estas sessões são marcadas com semanas, meses de antecedência. Raios! Centenas de comentários e mensagens. Ai a minha vida! Li todos os comentários, todas as mensagens, fui ver todos os trabalhos que me recomendaram e não vou mentir-vos, houve muitos que me ofereciam a sessão em troca de publicidade nas minhas redes sociais e de poderem partilhar as fotos do meu Baby S à vontade mas isso não me interessava minimamente. Eu não queria divulgar as fotos, era um momento demasiado pessoal e também não me apetecia que alguém se aproveitasse da imagem do meu Baby para promover o seu trabalho. Não era essa, de todo a minha intenção. Houve alguns que até foram bastante persistentes, outros houve que me apresentaram preços que me pareceram excessivos mas houve um nome que foi sugerido por algumas pessoas e que me ficou na cabeça, não me perguntem porquê. É daquelas coisas que não se explicam: Magali Tarouca. "Que raio de nome artístico! Parece um desenho animado misturado com taralhouca!" (Sorry Magali, afinal é mesmo o teu nome e apelido, lol!!)

A Magali, percebendo que tinha sido tagada por alguns amigos e clientes, enviou-me uma mensagem muito simples e simpática em que dizia que seguia o meu trabalho, que adorava fotografar o Salvador e que tinha vaga para a 3ª feira seguinte, precisamente o dia em que ele completava 2 semanas de vida, já no limite da coisa. Pedi-lhe os preços das sessões, enviou-me um mail e sugeriu-me que fosse cuscar o blog e a página de facebook para ver se gostava de algumas fotos ou do tipo de trbalho que fazia. Achei os preços muito acessíveis e quando abro a página dela fico louca com estas duas fotos:



Achei perfeito! Fofíssimo e de um extremo bom gosto e delicadeza, era mesmo isto que eu queria. Trocámos contactos, falámos ao telefone e adorei o tom de voz (ligo muito a isso, defeito de profissão), a conversa foi maravilhosa e a Magali soube separar as águas lindamente, já vos explico porquê. Super profissional sempre durante toda a conversa. Lá escolhi o pack que me dava mais jeito porque já tinha gasto um dinheirão com a cesariana e todas as despesas médicas do nascimento do Baby S e também não queria gastar muito na sessão, a verdade é essa. Apesar de trabalhar na rádio número 1 do País, trago para casa todos os meses um ordenado com 3 dígitos e não 4... enfim! (Há coisas muito piores, eu sei mas cada um lida com as suas cenas) Não vamos falar sobre isso mas sim, paguei a sessão e fiz questão de que assim fosse.

Combinámos tudo e só no próprio dia, quando nos conhecemos pessoalmente e chegámos ao estúdio é que ela me confessou ser minha ouvinte e seguidora, também fã dos Thirty Seconds to Mars (a minha banda de eleição) e, como se não bastasse, é prima da minha assessora. What?? Só podia ser o Universo a conspirar, estavam reunidas as condições para uma tarde mágica. Ela tinha-me pedido para eu levar alguns acessórios que quisesse utilizar e deu-me a escolher também alguns feitos pela Mãe do namorado, uma senhora queridíssima e muito talentosa, podem espreitar o trabalho dela aqui: Eu Fiz Com Carinho. Achei tudo tão fofo, principalmente o facto de não ter tentado convencer-me antes com nenhum destes argumentos que seriam perfeitamente válidos. A Magali confiou no Universo e o Universo levou-me até ela. Foram cerca de 5 horas de sessão (com direito a duas grandes xixizadas em cima de mim que tive de mudar de roupa duas vezes) que resultaram nesta fofura que mostro em exclusivo aqui no bloguinho para vocês, 1 dia depois de o Bebecas completar 16 meses:



Esta é a minha preferida. AMO!!!
















A foto da praxe da Família Pucaria não podia faltar.

Foi uma tarde muito cansativa, tínhamos de esperar que ele adormecesse, que mamasse, que desse os seus puns à vontade, os dois xixis em cima da Mummy... foi precisa muita paciência e muito mimo. Correu lindamente, as fotos ficaram exactamente como nós queríamos e agradecemos do fundo do coração toda a entrega da Magali e da sogra (de quem não me lembro do nome, sorry!!!)

Vejam as páginas de ambas que vale bem a pena:

Espero ter ajudado quem está a pensar fazer uma sessão destas. É uma recordação maravilhosa e já agora passem também pela página da Filipa:

Beijinhos Arrojados*







2 comentários:

  1. Aquele tipo de mãe que, para mim, é um ícone!! Aquele tipo de família que um dia espero construír 😍
    Com todos os defeitos que possam ter,são perfeitos (pelo menos aos meus olhos) 😉
    Que o Universo continue a conspirar a vosso favor! 👏👏 ❤

    ResponderEliminar
  2. Defeitos?? Quais?? Lol! Tou a brincar, obrigada querida.

    Um beijinho muito arrojado*

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.