segunda-feira, 24 de abril de 2017

MENOS 12 KGS!!

Hoje foi dia de consulta na Slim & Svelte Diet Amoreiras. Podia ter saído de lá deprimida mas não. O meu corpo entrou em velocidade de cruzeiro, o metabolismo desacelarou e a balança estagnou mas, mesmo assim, continuo a queimar calorias: aumentei o índice de massa muscular e baixei o de massa gorda. (Tenho aprendido que o peso não é tudo, não podemos ser escravas da balança.)
Comecei a fazer exercício físico com a minha PT Cátia Cascão e continuo a seguir o plano alimentar da minha nutricionista, a Dra. Ana Paula Oliveira.

Não tou a conseguir chegar aos 62 kgs, a minha 3ª meta (que nem é a última), mas também não vou entrar em parafuso. Desde que meti na cabeça que não ia chegar aos 40 em baixo de forma e desiludida comigo e com o meu corpo que já consegui muito mais do que imaginei: Perdi 12 kgs e muitos cms! Desinchei, emagreci e agora é tempo de tonificar o que ficou flácido e caído (que isto da gravidade é muito giro para mantermos os pés bem assentes na terra mas não ajuda nada, tudo aponta para baixo.) 

Ora, como tenho recebido muito feedback vosso com muitas questões às quais não consigo responder bem (não sou especialista na área e também estou a aprender), decidi que o melhor seria a minha nutri responder às vossas questões e dúvidas que também são as minhas. Vamos lá? 


Dra. Ana Paula Oliveira afinal que plano alimentar é este que estou a fazer?


 - É um programa alimentar com refeições hiperproteicas (alto teor de proteína), hipoglicídico (baixo em hidratos de carbono) e normolipídico (quantidade de gorduras saudáveis adequada). Um plano alimentar como este, rico em proteínas e baixo em hidratos de carbono, provoca no organismo o estado de cetose (quebra de reservas adiposas, ou seja gordura corporal, e tem como resultado corpos cetónicos que serão a fonte de energia do organismo). Assim ocorre o emagrecimento e perda de medidas adiposas, ao mesmo tempo que se preserva a massa magra (músculo). A Slim & Svelte Diet Amoreiras realiza o programa de forma a utilizar 1,2g de proteína por kg de peso, ou seja, baseia-se na recomendação máxima de proteína para o indivíduo saudável estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). É um plano seguro quanto ao consumo de proteína porque não é hiperproteico para a pessoa que está a cumprir o plano mas sim em relação ao que compõe os macronutrientes (Proteína, Hidratos de Carbono e Lípidos) das refeições que são consumidas.


Aprendi com a Ana Paula que aquilo que estou a fazer não é uma "dieta", que dieta é bem diferente de plano alimentar. Afinal o que é uma dieta?

- O conceito de "dieta" na língua portuguesa é: programa alimentar com acções específicas coadjuvantes a uma terapêutica para uma patologia.
Dieta aplica-se a um âmbito terapêutico associado a uma doença. Quando uma pessoa faz modificações no seu quadro alimentar, ela está a seguir um programa alimentar, não uma dieta. É por isso que nós, nutricionistas, aplicamos sempre o termo "Reeducação Alimentar" mas é fácil haver uma confusão até porque na língua inglesa e demais línguas o significado de dieta refere-se sim ao contexto alimentar, o que ajuda a gerar confusão.



Então estou a seguir este plano para emagrecer com produtos dietéticos mas não posso dizer que é uma dieta...

- A legislação na elaboração de alimentos dietéticos e produtos dietéticos abre um leque para a indústria em possibilidades para o "mercado" mas deixa o consumidor confuso e muitas vezes inseguro quanto à gama destes alimentos e produtos existentes. Alimento dietético é todo o alimento elaborado para regimes alimentares especiais, indicados para o consumidor saudável. Produto dietético é aquele que é produzido tecnicamente para atender as necessidades dietéticas dos indivíduos em estados fisiológicos especiais. Em termos técnicos, no caso de emagrecimento, a Ana está a seguir um programa alimentar com alimentos dietéticos.
Hoje em dia o termo "dieta" popularizou-se para regimes alimentares de emagrecimento logo, no termo popular e para a língua portuguesa, pode dizer que está a seguir uma dieta sim.



A Ana Paula falou mais acima em dieta hiperproteica e dieta cetogeénica. Qual a diferença entre as duas?

- Dieta hiperproteica é uma dieta rica em proteína, comumente direccionada para indivíduos que requerem um maior consumo de proteína para atender o seu estado nutricional e fisiológico.
Dieta cetogénica é uma dieta também rica em proteína mas baixa em hidratos de carbono para provocar ao organismo o estado de cetose. Na saúde é muito utilizada para pacientes epilépticos pois diminui consideravelmente as convulsões nesta patologia.


A Dra. pode explicar exactamente aquilo que estou a fazer?

- A Ana está a fazer um programa de emagrecimento com alimentos dietéticos hiperproteicos e baixo em hidratos de carbono que provoca a queima de gordura e perda de peso de forma eficaz e segura, preservando a massa muscular.


Há quem diga que este plano alimentar é muito perigoso para o nosso corpo...

- As pessoas receiam que um programa rico em proteínas possa vir a danificar os rins e o fígado mas já expliquei em cima que este programa não é hiperproteico para o indivíduo que o segue mas sim na composição dos alimentos dietéticos. A ingestão em excesso de proteína deve ser controlada e acompanhada em indivíduos com patologias, principalmente renal e hepática. Um consumo hiperproteico em indivíduos saudáveis não vai causar lesão renal, não há um estudo científico no Mundo que comprove que indivíduos saudáveis por fazer uma alimentação hiperproteica tiveram lesão ou patologia renal. Até porque, também já referi, o programa Slim and Svelte Diet Amoreiras trabalha com a recomendação máxima de proteína por dia para uma pessoa saudável, segundo a recomendação da OMS.


Tenho percebido que existe uma grande diferença de opinião entre médicos e nutricionistas. Porque é que alguns médicos não concordam com este tipo de "dietas"?

Respeito todo o profissionalismo da medicina mas os médicos entendem de patologia/diagnóstico e não de prescrição dietética ou de qualquer programa alimentar; o profissional capacitado para prescrição dietética ou reeducação/programa alimentar, é o profissional nutricionista. Os demais profissionais, médicos, PTs, psicólogos, farmacêuticos, entre outros, não podem realizar este papel que cabe a nós, diplomados nesta área em específico.
Os médicos acabam por interferir muitas vezes na nossa conduta, a dos nutricionistas, infelizmente. Assim como eu não estou apta para fazer diagnósticos e prescrever medicamentos, os médicos também não podem interferir na conduta nutricional. Os profissionais de saúde devem trabalhar de forma conjunta para atender os indivíduos/pacientes em prol de melhorar a sua condição físiológica e nutricional mas cada um respeitando a área do outro.


Sei que existem vários estudos que suportam e apoiam este tipo de plano alimentar hiperproteico e cetogénico, certo?

Existem sim vários estudos randomizados (estudos estes considerados os mais eficazes para a área da saúde). São mais de 20 estudos recentes que mostram que um programa alimentar "low carb" e com maior consumo de proteína traz benefícios para a saúde, não só na questão do emagrecimento mas também melhora níveis de colesterol bom, baixa colesterol mau e triglicerídeos, ou seja, as gorduras nocivas para o sistema cardiovascular; melhora também a condição da resistência à insulina favorecendo para os pacientes diabéticos do tipo 2 uma melhor qualidade de vida, o que faz com que alguns médicos possam até vir a reduzir a dosagem dos medicamentos para o controle da glicemia.


Uma das questões que mais me colocam tem a ver com a fruta, também eu achei estranho não se poder fruta nas primeiras fases deste plano de emagrecimento, uma vez que durante toda a nossa vida ouvimos dizer que a fruta é saudável e não engorda.


- As frutas são muito saudáveis, são ricas em fibras e vitaminas. Na fase 1 e 2 do programa Slim and Svelte Diet Amoreiras não se deve consumir frutas por terem frutose (“açúcar da fruta”) que é um hidrato de carbono. A nossas refeições dietéticas possuem a mínima quantidade de hidratos necessários para que o organismo possa estar na condição de cetose para se queimarem as reservas do corpo e não aquilo que "entra". Então, apenas nestas duas fases, o consumo de fruta é restringido.


Mais uma questão que tem a ver com as vossas refeições principais, almoço e jantar: porque é que têm tanto molho? Não deviam ser secas?



- É uma uestão pertinente mas as nossas refeições cozinhadas prontas possuem estes molhos enriquecidos com proteínas isoladas e conferem também um paladar mais agradável para quem as consome.


Isso é verdade, são muito saborosas mesmo e mais fáceis de digerir, ainda assim, há quem ache estranho a forma como a vossa comida é "processada". Há uns tempos, em conversa com um amigo, dizia-me ele "Então se não podes comer comida processada, isso é o quê? Natural é que não é, também é processado."

- As refeições dietéticas da S&S diet Amoreiras, são compostas por proteínas isoladas, gorduras monoinsaturadas, fibras, alguns hidratos de carbono. São elaboradas com muita qualidade. Não existe nas nossas refeições nada que não seja permitido pela legislação vigente em composição nutricional dos alimentos.


Já falámos mais acima que isto é um plano de emagrecimento, tem um prazo, não é para ser feito para o resto da vida. Pode esclarecer-nos um bocadinho melhor?

- Sim, claro. O programa S&S Diet Amoreiras é um método eficaz de emagrecimento com substitutos hiperproteicos e low carb de refeições que visa atingir um objetivo de perda de peso. É, de facto, um programa com tempo determinado e é composto por 5 fases, sendo a fase 1 com exclusivos substitutos de refeições e a partir da fase 2 já começa a reintrodução de alimentos. A cada fase sempre ocorre o acompanhamento do profissional capacitado que ajuda também na reeducação alimentar para a manutenção do peso adquirido.


A maior parte das pessoas que tem acompanhado esta minha jornada de emagrecimento diz-me que o grande contra deste tipo de planos é que se volta a ganhar o peso todo (e até mais) quando se termina e se volta a comer a comida "normal"...

Muitos programas alimentares restritivos e/ou não orientados e acompanhados pelo profissional capacitado resultam em perda de peso muitas vezes não saudável (pois perdem líquidos e massa muscular e não necessariamente a gordura) como também na ineficácia de manutenção do peso perdido. Isto muitas vezes acontece porque a maioria das pessoas pensa em emagrecer e acaba por fazer isso de forma não saudável e ineficaz, comprometendo a saúde e, sem as devidas orientações, acabam por engordar novamente.
Todo o programa eficaz e seguro de perda de peso requer reeducação alimentar. Digo, com convicção, que apenas a reeducação alimentar confere manutenção de peso e qualidade de vida mais saudável. No programa S&S Diet Amoreiras o cliente, realizando todas as fases, se aplicar o que aprendeu no acompanhamento com as orientações nutriconais de reeducação alimentar, consegue realizar a manutenção do peso. Porém, se abandonar o programa e não finalizar o mesmo, não tem como garantir esta manutenção do peso.


Vamos agora falar dos benefícios deste tipo de plano de emagrecimento.

Rapidez e, além do que já foi mencionado acima, uma principal característica deste plano é a motivação pois como ocorre uma perda mais eficaz do peso, graças às refeições que atendem as necessidades do paladar, torna-se fácil realizar “um regime alimentar”. Num programa alimentar tradicional/convencional, as pessoas sentem-se muitas vezes frustradas com tantas restrições e uma pequena perda de peso por mês. Com o programa S&S Diet Amoreiras consegue-se satisfazer as vontades pois oferecemos uma gama de produtos (doces e salgados) que engloba todas as refeições. Isto ajuda muito no factor psicológico também.


Sem dúvida! É fácil saciar o apetite e ficarmos satisfeitos com o que comemos. Os snacks então são maravilhosos!
A Dra frisou bem que este plano é para ser cumprido apenas durante um curto período de tempo mas sei que há quem adopte este tipo de alimentação para o resto da vida.

Eu defendo muito a questão das 4 leis da Nutrição: Qualidade, Quantidade, Harmonia e Adequação. Fase a fase eu trabalho a reeducação alimentar no programa e quando o indivíduo chega à Fase 5 (onde se encontra em equilíbiro nutricional) associo sim um maior consumo de proteína e também o menor consumo de hidratos de carbono simples, incentivando a ingestão de hidratos de carbono complexos e com menor índice glicémico mas sempre de forma personalizada, ou seja, adequando individualmente.
Sabemos hoje que o organismo gasta mais energia para digerir a proteína do que para os hidratos e gordura. Associar a cada refeição o consumo de alimento proteico é super recomendado pois a proteína também confere mais saciedade.


Como nutricionista qual é a sua opinião acerca deste programa alimentar?

Trabalhar com um programa hiperproteico e low carb é, para mim, muito motivador e realiza-me enquanto profissional pois adoro partilhar a alegria dos clientes ao perceberem a eficácia em perda de medidas e o peso em si bem como na melhoria dos parâmetros das suas análises clínicas.


A Dra. Ana Paula veio do Brasil para trabalhar com a S&S Diet Amoreiras. O que a fez aceitar este desafio e mudar-se de armas e bagagens com a família para Portugal?

- Bem, no Brasil o CFN não nos permite actuar com substitutos de refeições e programas alternativos de perda de peso. Apesar de manter-me atualizada na minha profissão, eu apenas tinha o conhecimento teórico. E vivenciar isto na prática foi um desafio aos meus 10 anos de carreira na área clínica e estética. Hoje, com muita segurança, digo que adoptei o programa hiperproteico para o regime alimentar de emagrecimento como minha conduta de acção profissional juntamente com o conceito de  reeducação alimentar.


Faltam apenas algumas palavras para aqueles que desconfiam" deste tipo de programas de emagrecimento...

- Este programa é um método seguro de emagrecimento, sempre com acompanhamento profissional qualificado e de forma personalizada e que se segue por determinado tempo com vista a atingir um objetivo de perda de peso. Tudo isto com reeducação alimentar fase a fase para que, ao terminar o programa em si, possa seguir com a manutenção de peso e melhor qualidade na alimentação. Tão simples quanto isto.


Obrigada à Dra. Ana Paula e à Slim&Svelte por me ajudarem a sentir-me melhor, com mais energia e com vontade de adoptar uma alimentação muito mais saudável para a minha vida.


Arrojinha*









Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.