quinta-feira, 10 de abril de 2014

DIETA PÚBLICA

   O problema de se fazer uma dieta "pública", acompanhada por todos é que as pessoas inevitavelmente olham para nós de cima a baixo sempre na esperança de nos verem bem mais magros. Mesmo que não queiram os olhos fogem-lhes para as nossas curvas e surge sempre a pergunta "Quantos kgs já perdeste?" com um misto de esperança (se correr bem tb fazem) e desconfiança (do género "tás a fazer alguma coisa mal pq não noto nada"). No meu caso tou a cumprir um plano alimentar que me vai ajudar a ser mais saudável, sentir com mais energia e trocar a massa gorda pela massa muscular, ou seja, nunca serei leve nem magra. Posso é desinchar, ficar mais tonificada e com menos celulite. É essa a minha meta a longo prazo. Já tou nesta luta há 1 mês e 1 semana. Ao fim de 2 semanas tinha perdido 1,200kgs, ganho 1% de massa muscular e perdido 1% de massa gorda (ainda me falta perder 9%), perdi também 5 cms na cintura e 1cm nos braços. Podem pensar que são resultados fraquinhos mas para mim são pequenas grandes vitórias. Se continuar com este ritmo daqui a 1 ano estou muito melhor do que estou hoje e é isso que me interessa.

   Já me deixei de dietas malucas em que perdia 8kgs num mês mas recuperava-os logo a seguir e ainda com mais vontade de comer porcarias. Há uns bons anos fiz uma dieta com uma endocrinologista muito conhecida (dizem que é a melhor do País) e realmente perdi 8,5kgs num mês e meio, sem exercício físico, apenas a comer bem, saudável e de 3h em 3h. Cortei fritos, gorduras, molhos, doces e refrigerantes só que passados uns meses ganhei tudo outra vez porque acabou-se a dieta e voltei ao meu ritmo normal.

   O mais difícil para mim nas dietas é que adoro comer! E nem tou a falar de chocolates ou doces, é mesmo comida e junk food. Pizzas, hamburgueres, coca-cola, ai! Só pra terem uma ideia (e acredito que não sou a única) eu bebia mais de 1,5L de coca-cola por dia e levanta-me a meio da noite ou de manhã, em jejum, para bebê-la, dar um só golo que fosse, sentir aquele gás a descer pela minha goela... e pronto! Sempre inchada e com peso a mais.

   A minha coach de Nutrição e Fitness, a Mónica Mogne, tem sido essencial nesta caminhada: ajuda-me, aconselha-me e apoia-me sem nunca me criticar ou obrigar a fazer seja o que for. Respeita o meu ritmo, a minha vontade e as minhas neuras. Só me disse que não devia comer algumas coisas, não proibiu. Posso comer mas não devo. Comida demasiado processada, gorduras más, fritos e doces mas são coisas que realmente não nos fazem falta nenhuma, muito pelo contrário. Posso comer hidratos de carbono, aliás devo pq o nosso corpo precisa de hidratos e duas vezes por semana posso fazer refeições fora do plano. São dois dias para pecar. Acho que só o facto de saber que posso pecar me tira a vontade de fazê-lo, ehehehh!!!

   Mas sabem que mais? Acho que só conseguimos fazer dieta ou seguir um plano alimentar diferente quando nos sentimos preparados para isso. Não basta querer, é preciso estar na onda e este é o meu momento. Tou tão motivada, cheia de vontade de mudar que já contagiei a família toda e, pelos vistos, também algumas seguidoras de facebook. Fico tão feliz! Vocês nem imaginam! Tudo com calma, cabeça, tronco e membros. Nada de dietas malucas.

   Por isso, não esperem que eu vos diga que emagreci 10kgs de repente ou que fique um palito. O meu objectivo é daqui a 1 ano ter perdido, pelo menos, 10kgs e manter-me saudável e activa.


Arrojinha*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.