segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O OITO E O OITENTA


   Meus amores... é isto. Tenho em casa um oito e um oitenta, o dia e a noite, dois filhos do mesmo Pai e da mesma Mãe, com a mesma educação e que não podiam ser mais diferentes um do outro.
   Tenho andado a pensar nisto porque, de facto, parece que sou Mãe pela primeira vez, é a sensação que tenho, juro! Estou a passar por coisas pelas quais nunca tinha passado e que achei que não ia passar mas já lá vamos.
   Ok, tenho uma menina e um menino mas caramba a casa é a mesma, as regras são as mesmas, as minhas entranhas são as mesmas e mesmo assim eles são completamente o oposto um do outro em quase tudo. E sim, é verdade que vamos pagando pela língua com o passar dos anos. Nunca fui muito de criticar os outros Pais e/ou as suas crianças mas, às vezes, há situações que enervam qualquer um e acabamos por soltar um "Se fosse meu filho..." Já me aconteceu, confesso mas até sou muito mente aberta em relação aos outros tipos de educação diferentes da minha, da que dou aos meus filhos. 
   Este fim-de-semana fomos brindadas (eu e a minha filha mais velha, a Nô) por uma birra e fita descomunal do Salvador em plena Loja Disney no Colombo. Entrámos lá para comprar uma mochila para o Baby S tipo trolley (que ele adooooora!) e, assim que entrámos, ele atracou-se a uma do Mickey. Ok. Eu já sabia que ele adora malas de viagem e de andar a passeá-las mas aquilo foi uma cena surreal. Atracou-se ao trolley e já não o largou. Por mim tudo bem, assim a escolha foi bem mais rápida e fácil e pudemos andar a passear pela loja sem aquelas mãozinhas maléficas a mexerem em tudo. Estava ocupado com o seu trolley. Tranquilo. Eis que não quando eu preciso do raio da mala para dar à senhora da caixa para que ela pudesse tirar o alarme. Aí soou o alarme soou mas foi o do Salva. Para além de começar a gritar e de se atirar para o chão ainda alçou da mão sapuda e tentou bater na irmã (que o estava a segurar) de tão irritado que ficou. Oi?? Menos por favor. O caganito tem apenas e só 15 meses, ou seja, 1 ano e 3 meses. A Nô lá se tentou defender e o ar da senhora da caixa foi mesmo aquele de "Tás bem fod*** tás. Não lhe ponhas a mão agora não que vais ver daqui a uns anos." Caraças, juro que era isso que ia na cabeça da senhora e das outras todas que estavam ali ao lado. Algumas meio divertidas do género "Ainda bem que não é o meu" mas outras mesmo tipo "Olha pra isto, tão pequenino e já tem ataques de fúria e bate na irmã... deve ser bonito lá em casa deve." Looooolllll!!!
   Não me chateia minimanente aquilo que os outros possam pensar de mim ou dos meus filhos mas óbvio que não quero que ele tenha mau feitio, só que tem, a verdade é essa. Quer dizer, se calhar não é bem mau feitio e ele está só a testar-nos. É como quando dizemos que não com cara séria, ele ri-se e só nos dá vontade de rir também. A senhora da caixa até foi rápida, demos-lhe logo a mala para a mão outra vez e lá foi ele todo contente em direcção à porta de saída. Agora imaginemos que eu não precisava da mala... nem quero imaginar o berreiro. 
   Isto tudo para pegar no assunto do início deste desabafo que é o facto de ter dois filhos tão mas tão diferentes. Vou tentar enumerar as diferenças por ordem cronológica:

                                

Mamou até aos 19 meses;
Nunca me mordeu;
- Nunca esteve internada;     
- Sempre detestou medicamentos e nem os xaropes a convencem, é um drama, um horror quando tem de tomá-los; 
- Tinha pavor do chuveiro no banho, não o podíamos usar, tínhamos de lavá-la com um baldinho da praia;
- Saía do banho na boa; 
- Sempre dormiu lindamente e só nos dava más noites quando estava doente; 
- Nunca fez birras; 
- Tinha pavor de mascotes, do Pai Natal e ainda hoje de palhaços;
- Nunca teve cólicas nem prisão de ventre;
- A chucha era a sua melhor amiga;
- Gatinhou muito pouco antes de andar;
- Mandava coisas para o chão uma vez, dizíamos que não e não voltava a mandar;
- Não era criança de mexer em nada em casa, tipo bibelots que temos nos móveis, velas...;
- Nunca meteu os dedos numa tomada nem tinha atracção por elas;
- Não gritava;
- Se começasse a correr e a chamávamos parava logo e vinha ter connosco;

Salva

- Mamou apenas até aos 5 meses;
- Tentou arrancar-me as maminhas à dentada; 
- Esteve internado antes de completar 1 mês devido a uma infecção urinária;
- Adora tomar medicamentos, se forem líquidos melhor ainda;  
- Gosta tanto do chuveiro que até abre a boca para sentir a água na língua;     
- Esperneia quando tem de sair do banho; 
- É raro dar-nos uma noite boa, acorda, faz birras, demora a adormecer... enfim; 
- Faz birras por tudo e por nada, especialmente quando é contrariado;  
- Adora mascotes, brinca e interage com elas, acho que quer trazê-las para casa;
- Sofreu imenso com cólicas e dificuldade em fazer cócó, nunca gastei tanto babygel na vida;
- Detesta chucha, nunca pegou;
- Fartou-se de gatinhar antes de começar a andar;
- Manda tudo para o chão e se dizemos que não ainda manda com mais força;
- Mexe em tudo, tudinho!
- Não pode ver uma tomada que parece um foguete disparado para ir lá pôr os dedos; 
- Grita por tudo e por nada;   
- Quando começa a correr bem podemos chamar por ele. Quanto mais chamamos mais ele foge.



Chega?? Tive uma Santa e agora tenho um diabrete em forma de Baby, eehehehehh!! Acho que se o tivesse tido primeiro talvez não fosse ao segundo... irra! Mas também têm coisas em comum deliciosas: são ambos divertidos e estão sempre a rir (O Pipoco só não pode ser contrariado), são muito meiguinhos e espevitados, adoram música e água. Vibram com animais e são muito curiosos com o que os rodeia. Gulosos os dois. Confesso que estou bem ansiosa pelas primeiras frases do Bebecas, olho para os olhinhos dele e sei que ele quer tanto falar! Faz um esforço enorme para se exprimir, para tentar dizer aquilo que quer, estica o braço todo e aponta com o dedinho indicador. A última palavra que aprendeu é "cócó", que orgulho!! Vai ser bonito quando ele conseguir explicar-se. Cheira-me que vou ter muitas Pérolas para partilhar....



Arrojinha*                     
   


7 comentários:

  1. Ola eu so tenho um.filho tenho.34 anos e ele.tem.treze mas tambem e e foi um anjo e costumo dizer se tiver outro vou pagar todos os meu pecados ca lol mas cinco dedos de uma mao nenhum.e igual se feliz e continua que es uma.otima mae bj adoro-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que fossem tão diferentes. Achei que as diferenças passariam por ser uma menina e um menino mas isto é demais... Eehehehh!! Obrigada, um beijinho arrojado*

      Eliminar
  2. Eu não tenho filhos, mas os teus são tal e qual eu e o meu irmão. Eu sou a mais velha e também era um sossego, era capaz de estar horas a brincar sozinha no mesmo sitio, o meu irmão saltou a janela do rés do chão porque a minha mãe não o deixou ir para a rua brincar. Pode ser que com o tempo o teu Pipoco acalme ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem do que falas Helena, passei as passinhas do Algarve com o meu irmão. A minha Mãe costumava dizer que ele só podia ter o Diabo no corpo, lol!! Coitada.

      Eliminar
  3. Sou mãe de 3 filhos ou melhor 2 filhas e um filho que é o do meio. O que se está a passar contigo eu passei o mesmo tal e qual.A minha filha Ana a mais velha foi um doce como a tua. Quando nasceu o André que teve algo diferente do teu pequenino dormia muito bem só quando estava doente é que era complicado. Quanto ao comportamento foi um autentico tormento,birras em todo o lado,em casa era berraria a toda a hora,não podia ser contrariado ,batia à bruta na mana,na rua não queria dar a mão por vezes tinha que ser quase arrastado,enfim só cenas que nos davam conta dos nervos a mim e ao pai. Nunca deixamos de ir a lado nenhum por causa disto quem não gostasse paciência. Mas também te digo logo que foi para a escola as coisas começaram a melhorar gradualmente e foi um bom menino como aluno e um adolescente impecável nunca me deu problemas. Hoje é engenheiro já é pai de uma pimpolha linda com 9 anos a minha querida neta que tem um pouco do feitio do pai.Não desesperes há que ter paciência que isso um dia começa a passar mas que nos custa muito lá isso é verdade. 😊💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Anas são uns doces mesmo, ehehehehehh!!!! Pois, eu também espero que o meu acalme senão não sei como vou aguentar... tenho de aguentar, né?
      Obrigada pelo testemunho e um beijinho arrojado*

      Eliminar
  4. Ana Isabel, tem calma que daqui a 15 anos pode ser que tenhas um surpresa como eu tive. A minha "diabinha" mais nova virou um doce e amiga, já a "calminha" mais velha ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.