quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

UM DIA O MEU FILHO TERÁ UM QUARTO
(O drama dos segundos filhos)



O drama, o horror, a falta de ideias. Parece uma foto retirada de um daqueles vídeos do programa da Oprah Winfrey dedicado aos Acumuladores de Tralha. Adorava ver esses programas mas agora que tenho um quarto assim, fico ligeiramente preocupada.

Este sempre foi o nosso "Quarto dos Penduras", o quarto da bagunça, das visitas, da desarrumação, o que lhe quiserem chamar. Nós sempre chamámos de Quarto dos Penduras porque quando comprámos a nossa 1ª casa trouxemos umas placas para as portas (daquelas que se colam) de uma feira de artesanato, cada divisão tinha um nome e escolhemos essa plaquinha para o 2º quarto. Achámos o máximo, a coisa pegou e todos os nossos amigos e família conhecem este quarto como Penduras. Começou por ser só um escritório, depois comprámos um sofá-cama e transformou-se em Quarto dos Penduras, ainda na 1ª casa passou a ser o Quarto da Nô e quando mudámos de casa, como temos mais uma divisão voltou a ser o Quarto dos Penduras e, até há uns dias, estava neste estado. Já não está assim como na foto mas ainda está bem longe de ser um quarto de bebé, de criança, de menino., um quarto com pés e cabeça.

Se têm acompanhado as minhas redes sociais perceberam que tenho estado enfiada em casa com as minhas mini-Pérolas doentinhas. Primeiro foi o Pipoco que desatou a vomitar na 2ª feira como se não houvesse amanhã, isto já no rescaldo de uma bela constipação, e ontem (3ª feira) foi a vez da Nô. Escusado será dizer que não pregámos olho... só na madrugada passada a Nô vomitou umas 15 vezes praí de 20 em 20 minutos. Prometi-lhe que não ia dormir, que ficaria acordada ao lado dela até parar de vomitar "Mãe não me deixes! Promete que ficas ao meu lado e não dormes, tá bem? Não gosto nada de vomitar..." E quem gosta filha? Ninguém. O maior problema é que esta miúda para tomar medicamentos é uma desgraça que só visto. Comecei por dar-lhe soro rehidratante mas ainda vomitava mais. Desisti. Passei para a água e o chá preto com açúcar. Enfim.

Isto para dizer que, como tenho estado enfiada em casa com eles, deu-me uma veneta para começar a organizar o quarto do Bebecas. Não aconteceu com vocês, Mummys que têm mais de 1 filho? No 1º filho, mal acabamos de fazer o teste de gravidez já andamos penduradas em escadotes a pintar paredes, comprar móveis e artigos de decoração. Ainda não chegámos a meio da gravidez e o quarto do Baby já está prontinho a estrear, lol! Com a Nô foi assim mas com o Salvador... tadinho! Ainda nem sei o que fazer daquele quarto. Para começar acho que tudo o que lá está é importante e imprescindível na minha vida (#soquenao). Agora que tenho estado a vasculhar tudo percebo que há coisas das quais já nem me lembrava porque não lhes mexia há meses, anos... ou seja, não interessam mesmo e, como diz uma grande amiga minha, "coisas são coisas and you have to let them go". Temos de dar coisas "velhas" e arranjar espaço para coisas novas e isso é tão verdade. É tão libertador desfazermo-nos de coisas que já não servem! E outra coisa, encontrei cenas das quais andava há procura há que séculos e afinal andavam ali enfiadas no meio de papeladas e todo o tipo de tralha. Até o papel com os códigos do cartão do Cidadão encontrei! Amén Papaizinho do Céu!!

Tirei tudo cá para fora (menos os móveis, óbvio) aspirei, limpei, lavei e agora estou a escarafunchar em tudo o que é saco e caixa. Credo! Como é que acumulamos tanta porcaria ao longo dos anos??? Já fiz 3 mudanças de casa e pergunto-me sempre a mesma coisa. É incrível! No meu caso são 16 anos de tralha acumulada, desde que comprei a minha 1ª casa. Há tanto lixo, tanta coisa que já não uso ou que pouco usei, brinquedos que já não fazem falta que tou a pensar em fazer uma venda de garagem mas no facebook. O que acham da ideia? Só o que está em bom estado claro. 

Voltando ao quarto do Baby S, o que custa é começar mas realmente sinto-me tão culpada, tão má Mãe! Tadinho do meu Coisinho que ainda não tem quarto. Sinto-me a pior Mãe do Mundo! Ainda para mais porque ele adora estar no quarto da mana, fica fascinado com as cores, com os brinquedos, com as luzinhas, com tudo. Aproveita sempre que pode para fugir para lá. Imagino quando tiver o dele, tenho de filmar a reacção mesmo à lá Querido Mudei a Casa. Prometo que filmamos a reforma do quarto dos Penduras que se transformará em Quarto do Pipoco. Faremos vídeo no Canal Mundo das Arrojinhas e tudo. Só que tou sem ideias mesmo... as cores pastel cansam-me, gosto de quartos coloridos e divertidos mas não consigo decidir a cor das paredes, se reciclo móveis antigos da Nô ou se compro novos, que decoração uso, cortinados, essas coisas todas. Tenho consultado o Pinterest mas ainda fico mais baralhada porque há tantas opções! Ah! E tudo isto com orçamento super reduzido. Se tiverem sugestões e ideias agradeço a partilha.

Um dia o meu filho terá um quarto. Só que não será hoje. Nem amanhã. Nem para a semana. Nem para o mês que vem. Para já, continua a dormir no meu quarto... e isto dava outro post. Um dia.


Beijinhos arrojados*

4 comentários:

  1. Ana cá em casa foi igual... Com a Carolina até me zanguei com o Paulo, porque queria tudo pronto... ou fazia ele, na hora, ou fazia eu... nem que fosse pintar... olha apanhei uma crise alérgica da tinta própria para bebés, que só visto... mas consegui! Já lá vão quase 9 anos... Com o Gustavinho, tudo diferente! Mas ainda lancei a escada!
    O quarto de hóspedes, o meu quarto de vestir, o quarto das tralhas, já está melhor, mas ainda inacabado... faltam dois meses para o baby Gugu tomar posse dele :) vamos ver... neste momento até um caso com terra lá tem... e as minhas caixas de sapatos, não sei onde as colocar... a casa não estica!
    Olha comprei os cortinados baratos no Ikea,dois azuis claros e dois brancos, 9.99€ acho eu, umas pintas azul que se colam na parede, mas há outros desenhos, até para as miúdas, comprei na net depois digo te o site , foi 12.00€ penso eu, edredom e capa nos saldos da Catherine Landsfeld ( n sei se se escreve assim :) com motivos da selva e um quadro que a mana tinha, com Animais da selva... e já está!Tudo isto partilhado com a minha tralha :) Um beijinho depois digo te o site! As melhoras para os arrojinhas!

    ResponderEliminar
  2. Marydoll é a marca dos autocolantes! Bj

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Marydoll ė a marca dos autocolantes... Àh as paredes são brancas... as da mana eram bicolor, e vimo-nos gregos para pintar de novo... bj

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.