quarta-feira, 8 de março de 2017

Os filhos são meus pôrra!!

Há uns tempos dei uma entrevista para um blog muito giro escrito por várias Mummys. A rubrica, se a memória não me falha intitulava-se "Porque os filhos são meus pôrra!" E muitas das perguntas tinham mesmo a ver com isso, com as coisas que nos tiram do sério em relação aos nossos filhos, mais especificamente em relação à atitude das outras pessoas para com os nossos filhos. Tenho de descobrir essa entrevista algures.

Hoje escrevo e desabafo sobre algo que me incomoda. Não, não me faz apenas fernicoques. Deixa-me doida e furiosa mesmo! Os nomes das crianças e seus respectivos diminutivos e alcunhas. Não me venham com cenas, todos nós temos os nossos diminutivos e alcunhas desde pequeninos, faz parte de nós assim como o nosso nome. Nomes. Há nomes para todos os gostos e se, antigamente, eu me achava no direito de comentar e até gozar com algum nome de que não gostava, a verdade é que isso passa quando temos os nossos filhos. Óbvio que se escolhemos um nome para o nosso filho é porque gostamos dele: do nome e do filho, certo? Por isso, é uma falta de respeito tremenda, uma falta de chá enorme dizer algo do género "Coitadinha da criança!" Coitadinha da criança?? Porquê? Porque tem o nome que os Pais escolheram com tanto carinho? A criança felizmente não é aleijada, não tem nenhum problema físico ou psicológico (falo no meu caso, claro, não me interpretem mal), tem Pai e Mãe e também não sofre de violência em casa, não passa fome, é feliz. Coitadinha porquê? A sério, gostava que me explicassem.

Desde pequena que queria ter um filho Salvador. Adorava um miúdo amigo dos meus primos, muita giro (ele devia ter uns 6 anos na altura), tinha a voz rouca e tinha um piadão enorme: chamava-se Salvador. Não me perguntem porquê mas achava aquele puto o máximo! E fiquei com aquilo na cabeça, queria ter um filho assim. Não sei se sou só eu mas associo imenso os nomes às pessoas. Desde que me lembro de falar em ter filhos que digo que se fosse um menino seria Salvador e passei anos a ouvir familiares bem próximos a gozarem com o nome: "Coitadinho!", "Vai ser gozado na escola", "Nadador-Salvador", foram algumas das coisas que ouvi durante anos. Isso e a chantagem psicológica na tentativa de me fazer mudar de ideias. "Ah, isso passa-te!", "Francisco é bem mais bonito, agora Salvador...", "É nome de beto" ou "É moda, depois vais ver que mudas de ideia."
Nop. Não mudei de ideia e sim, tenho um filho Salvador para desgosto de algumas pessoas que hoje já se habituaram. Que remédio. O filho é MEU pôrra!!

Como se não bastasse, agora o problema também é a alcunha pela qual o tratamos: Samuca. 

Eu e a Nô vemos já há uns anos as novelas do SBT (canal brasileiro) online, assistimos via YouTube. Quando engravidei estava no ar Chiquititas e havia uma personagem que se chamava Samuel mas que era tratado por Samuca. Achámos o nome muito fofo, adorávamos o miúdo, e como não gostávamos de nenhum dos outros diminutivos do nome Salvador achámos perfeito! A tendência, quando há um bebé a caminho, é tratá-lo por um diminutivo, uma alcunha, um nome fofo ou como lhe queiram chamar. A Leonor sempre foi Nô. Com o Salvador tínhamos um problema: não gostávamos de Sá (é o apelido de um colega do meu Pai), nem de Sassá (só me lembrava o Sassá Mutema também de uma novela brasileira, era estranho), Salva até podia ser mas os Salvadores que conheço são "Salva" ou "Salvas" ou "Sassá" e nós não gostávamos. Samuca era perfeito! Começava por "Sa" e faz-nos lembrar o Samuca das Chiquititas. Pronto! Ficou Samuca. É assim que nós, Pais e Mana, tratamos o nosso Baby S. Samuca ou Samuquinha.

Pois que agora tenho de levar com bocas sobre a alcunha que eu quis dar ao meu filho. Não interessa quem mas há uns dias alguém (que não tem filhos ainda) me dizia "Samuca?? Mas a criança não é Samuel, é Salvador! É Salva!" Oi? Mas afinal quem é a Mãe e o Pai? Respondi que quando essa pessoa tivesse os seus próprios filhos lhes chamaria o que quisesse mas este é meu e do Pai e nós escolhemos tratá-lo assim. Só que hoje voltei a ouvir de outro familiar a mesma coisa "Samuca? Mas então é Samuel ou Salvador?" Respirei fundo e respondi entredentes: "É aquilo que os Pais quiserem..." enquanto me despedia de toda a gente e me vinha embora antes de responder de forma mais torta.

Mas afinal o filho é de quem?! É MEU pôrra!


Arrojinha*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.