sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DIETA ARROJADA #1

Meus amores arrojadinhos,

Tenho sido inundada com mensagens e perguntas sobre a nova dieta que estou a fazer. Peço desculpa, desde já, por não responder a cada uma individualmente (sim, são todas mulheres) mas torna-se impossível dado o ritmo diário da minha vida e existência física.

Para quem só agora aqui chegou, este é um blog que começou por ser dedicado exclusivamente às Pérolas que a minha filha dizia da boca para fora (Pérolas Mini-Arrojadas dado que ela é uma mini Arroja e que acabou por resultar num livro) e que naturalmente veio a tornar-se num espaço em que desabafo um pouco sobre a minha condição de Mãe, Mulher, ser vivo que precisa de se sentir bem para viver. Basicamente é isto, por isso, não é de estranhar que desabafe sobre a minha luta constante com o excesso de peso que sempre tive e as manobras de diversão que encontro para fintar este destino.

Faço dietas há mais de 20 anos. Na minha infância e adolescência, enquanto fui ginasta de competição, conseguia manter tudo no sítio mas quando comecei a trabalhar a sério e tive de deixar de treinar foi um descalabro. O meu corpo ressentiu-se e eu que adoro comer (porcarias confesso) deixei de queimar aquilo que comia quase sempre em excesso e comecei a acumular gordura como se não houvesse amanhã. Sempre fui larga e pesada, defeito de ginasta acrobata como base, mas a coisa começou a ficar fora de controlo. Com as gravidezes pior ainda. Retenção de líquidos, gordura localizada e acumulada e muita dificuldade em eliminar isto tudo sendo que não tenho quase tempo nenhum livre e o que tenho é para tentar descansar.


Bem, a primeira grande dieta que fiz foi aos 20 anos com a Prof. Isabel do Carmo e foi incrível! Tinha 20 anos, não é preciso explicar mais nada, certo? Durante 1 mês e meio segui um regime alimentar saudável, sem tomar medicamentos e sem fazer exercício físico (subia as escadas do prédio dos meus Pais, ainda vivia com eles na altura), só alimentação saudável, refeições de 3 em 3 horas, muita água e cortando tudo o que faz mal à saúde. Perdi 8 kgs em 1 mês e meio e 4 cms nas ancas. Espectáculo!!!! E até consegui manter até ter a minha primeira filha, há quase 11 anos. Aí fod**! (Como dizem os brasucas). Com os anos a passarem e o corpo a acumular cada vez mais gordura e a fazer retenção de líquidos as coisas tornam-se bem mais complicadas. Já tentei tanta dieta que já nem sei...

Por tudo isto decidi experimentar uma dieta nova (para mim que nunca tinha feito nada deste género) e que consiste em fazer um reset completo ao corpo mas especialmente ao cérebro. É dizer-lhe: "Meu amigo, a partir de agora só te dou proteína. Nada de açúcares, o mínimo de hidratos que precisas por dia, 50g e apenas gordura saudável equilibrada e controlada, entre 5gr a 10gr diárias. Por isso se queres queimar calorias vai buscar aqui ao armazém privado e ajuda-me lá a ver livre desta porcaria fáxavor!" (que é como quem diz, à gordura que temos acumulada no nosso corpo e que não faz falta nenhuma, só atrapalha).

Neste momento é o que estou a fazer, uma dieta hiper proteica (ou cetogénica nesta 1ª fase), ainda não vos posso dizer o nome mas está quase. À medida que vamos perdendo peso vamos reintroduzindo os hidratos bons e nas quantidades certas. Sim, é muito restritiva mas só na fase inicial, depois vamos aprendendo a comer bem e saudável. 

Uma das perguntas que mais me fazem é: "E não tens fome?" Nop, nenhuma. Não deixei de comer mas como apenas as refeições desta marca/empresa, ou o que lhe queiram chamar. Tudo. As refeições principais, as bebidas, as bolachas, as barritas e tudo isto me sacia na boa, não tenho fome ao longo do dia. O melhor de tudo e que me fez dar um abraço apertado à nutricionista?? Posso beber Cola Zero de forma muito moderada, um copo às refeições. Caramba!! Não bebo álcool, não fumo, não tenho mais nenhum vício a não ser a Coca-Cola e, como estou a cortar em tudo o resto e a Zero não tem mesmo açúcar, é perfeito para mim! Mesmo, ando louca com isto, com os resultados rápidos. É que resultados quase todas as dietas apresentam mas tão eficazes e tão rápidos nunca me tinha acontecido.

Vamos lá aos resultados que consegui em apenas 7 dias, sendo que os 2 primeiros pelos vistos não contam porque o corpo ainda está a adaptar-se, explicou-me a Doutora que nos 2 primeiros dias não acontece nada, não se perde nada, ainda mais doida fiquei! Na práctica são 5 dias. 5 dias??? Ok. Se ela não me tivesse medido toda e pesado eu não acreditava.


                             ANTES                   DEPOIS

Peso                      73kgs                     70,2kgs

Massa muscular      23,2%                     24%

Massa gorda           43,2%                     41,8%

Cintura                  91,5 cms                90,9 cms

Anca                      107 cms                 103,1 cms


E não tenho tido tempo para ir ao ginásio, tenho feito alguns exercícios localizados em casa e deixei de usar o elevador, subo e desço até ao 2º andar todos os dias. Só isso já ajuda.

É isto que estou a fazer, a emagrecer de forma saudável, preservando a massa muscular (e até fortalecendo) e queimando a massa gorda. Não é o que todas nós queremos afinal??

Vou dando novidades e mostrando o meu progresso aqui e no instagram Arrojinha.


Beijinhos arrojados*












Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.